Eu nunca teria acreditado que as mensagens de texto podem ser uma obsessão perigosa se eu não tivesse pessoalmente tido um incidente de alto risco! Saindo do shopping center em direção à rua, ocupado enviando uma mensagem para um amigo, por pouco eu não tropeço num enorme buldogue de aparência feroz, que estava preso por segurança. Um pouco mais perto, e o meu amigo nunca teria recebido aquela mensagem! Minha mãe não achou graça nenhuma quando contei a ela sobre esse incidente. Agora que também sou pai, acho que todos os pais devem saber como monitorar mensagens de texto.
Ficar enviando mensagens o tempo inteiro pode ser fatal. Na Nova Zelândia, uma mulher foi resgatada após dirigir o carro por cinco horas, dormindo e ainda enviando mensagens para uma amiga! Ela teve a sorte de estacionar o carro com segurança na entrada da sua garagem, mas é fácil imaginar o que poderia ter acontecido.
Quando se trata dos adolescentes, isso não tem limites. Converse com qualquer jovem, e eles terão pelo menos uma ou duas histórias parecidas para contar. Mas, num nível mais profundo, os riscos são muito maiores e mais variados. Com todos os aplicativos que permitem enviar mensagens gratuitamente, como WhatsApp e Viber, além das mensagens de texto comuns e conversas no iMessages, os pais não conseguem encontrar muito consolo. Simplesmente não é seguro.
Por que suportar um incômodo desses?
A maioria dos pais ao redor do mundo olham com suspeita o costume de seus filhos, de enviar mensagens sem parar. Seja de noite ou cedo na manhã, muitas vezes é a última coisa que fazem num dia e a primeira no dia seguinte. Para muitos jovens, o dia não começa até que enviem a primeira mensagem da manhã.
Além disso, há outros riscos envolvidos:
1. Os vigaristas:
Bloomberg relatou que hackers de celulares desenvolveram redes para gerar anúncios que parecem legítimos, mas contêm códigos mal-intencionados. Lembra-se de uma mensagem de texto viral da Apple, que pedia ao destinatário para clicar no link para reivindicar um prêmio em dinheiro de 1 milhão de dólares? Só que não era da Apple, e muita gente inadvertidamente deixou que seus celulares fossem invadidos! Os adolescentes são os alvos mais fáceis para vigaristas. Se eu fosse adolescente, com certeza teria cegamente clicado num link ou digitado algum código falsificado para ganhar uma calça jeans Levi’s grátis.
2. As fotos impróprias:
Com todo os aplicativos de mensagens instantâneas que são difíceis para os pais monitorarem, é fácil e até tentador para os jovens trocarem fotos obscenas. Imagine como as coisas podem piorar se alguém decidir usar alguma dessas fotos de modo impróprio! Se os adolescentes ao menos entendessem isso!
Existem outros fatores preocupantes que fazem absolutamente necessário que pais aprendam a monitorar a mensagens de texto dos seus filhos. Num futuro post, vou tratar de alguns outros desses, além de falar a respeito de uma maneira fácil de monitorar mensagens. Aguarde por mais!