Seus filhos estão na internet? Mantenha-os protegidos!

A internet está em todos os lugares atualmente. Os dias em que você conectava sua linha telefônica atrás de um enorme computador de mesa e esperava conectar para lentamente abrir seu e-mail ficaram no passado – hoje você pode usar a internet com um relógio de pulso! A idade média das crianças que usam a internet está diminuindo diariamente, como mostra um estudo recente, realizado por Sesame Workshop, que determinou que 80% das crianças de zero a cinco anos nos EUA usam a internet pelo menos uma vez por semana. Crianças que estão aprendendo a caminhar já usam a internet!

Internet móvel

Quando comprar um celular para seu filho, precisa ter em mente que uma grande porcentagem dos usuários da internet hoje em dia acessam a rede com smartphones. Isso quer dizer que seu filho poderá navegar em sites e bater papo na internet assim que você lhe der o primeiro celular.

Os perigos da internet

Seguem-se algumas coisas às quais seus filhos podem ser expostos ao usar a internet.

Sites com conteúdo impróprio

É bem sabido que a internet tem um ‘lado sombrio’. Uma pesquisa no Google pode levar seu filho a sites que não são próprios nem para adultos. Os adolescentes normalmente compartilham esses sites, que podem levar seu filho a se envolver com as pessoas erradas.

Bate-papo

Se seu filho gosta de bater papo na internet, ninguém pode controlar com quem ele conversa. Embora ele talvez seja inocente, quem pode garantir que não vai se envolver com o tipo errado de pessoas? Isso pode levar ao bullying pela internet e até casos extremos de assédio.

Excesso de informação

Na internet, encontra-se informação sobre qualquer assunto. Há vídeos e diagramas detalhados ensinando a fazer qualquer coisa, incluindo como fazer bombas e preparar drogas. É o tipo de informação que você não quer que seus filhos obtenham.

Desperdício de tempo

Mesmo que seu filho diga que precisa usar a internet para fazer o dever de casa, você sabe que ele vai acabar desperdiçando tempo em redes sociais. A internet móvel permite que ele acesse esses sites até mesmo quando está na aula.

Passos que pode tomar para proteger seus filhos na internet

Monitoramento

A primeira coisa a fazer é monitorar como seu filho usa a internet, para saber o que ele anda aprontando. Há vários programas que você pode instalar no computador dele, que registram todas as palavras digitadas. Poderá monitorar como ele usa a internet móvel com um aplicativo de monitoramento de celulares. Se descobrir que seu filho está se encaminhando para rumo errado, poderá tomar passos para impedi-lo. Bloqueio e controle de informação

Vários aplicativos para computadores e celulares podem restringir acesso a certos sites e tipos de conteúdo na internet. A maioria dos navegadores, como o Internet Explorer e o Firefox, vêm com recursos de segurança que permitem definir configurações de controle dos pais.

Restrições físicas

Se seu filho usa a internet principalmente no computador de casa, você pode estabelecer restrições de horário. Faça uma programação diária em que fique claro qual é o horário em que o uso da internet é permitido. Se ele navega com o smartphone, poderá restringir o plano de dados para que ele não possa usar a internet à vontade.

Afastar seu filho dos perigos da internet é imperativo, a fim de assegurar a segurança dele. Ajude-nos por compartilhar suas próprias experiências na seção de comentários, abaixo.