Calcule os riscos do uso indevido do celular

O celular se tornou um dispositivo poderoso. Com os sistemas operacionais e funções mais recentes, os riscos do uso impróprio do celular são maiores do que jamais foram. Para quem não compreende as implicações disso: o mau uso do celular é um problema sério para muitas pessoas. Se você, ou alguém próximo, foi afetado por coisas como o vício em celulares, com certeza vai se identificar com o que vamos considerar neste artigo. Se o conceito de uso indevido do celular é novidade para você, está na hora de aprender!

Riscos associados ao mau uso do celular

O maior risco que se associa com o uso impróprio do celular é o vício. Embora possa parecer idiotice, o vício em celulares é um problema real. Muita gente não consegue se desgrudar do telefone. Eles acordam com o despertador do celular e vão dormir assistindo a filmes nesse mesmo aparelho. Esse vício pode ter um efeito extremamente negativo na vida pessoal e social do usuário, porque eles acabam negligenciando outras coisas em favor do celular. Seguem-se alguns problemas causados pelo vício em celulares:

Enviar mensagens dirigindo

Sempre se desaprovou que as pessoas fizessem ligações ou enviassem mensagens ao mesmo tempo em que dirigem. Mas a nova geração de viciados até navega na internet ao dirigir. É desnecessário dizer que esse hábito de alto risco causa milhares de acidentes todos os anos.

Distanciamento social

Quem está sempre usando o celular costuma ignorar sua família e outras pessoas queridas. Isso é mais comum entre os adolescentes, que parecem grudados ao aparelho mesmo quando estão jantando ou passando tempo com a família. A pessoa que fica com os olhos fixos na tela do celular quando está num grupo de amigos vai acabar ficando alienada dos outros e sendo excluída.

Acesso excessivo

Os celulares dão às crianças acesso irrestrito ao mundo. Se seu filho está viciado, não vai demorar muito para que ele comece a navegar pelo tipo errado de sites e fazer o tipo errado de “amigos on-line”.

Maneiras de lidar com o uso impróprio do celular

Se você, ou alguém achegado, está sofrendo os efeitos do mau uso do celular, talvez ache úteis as dicas a seguir:

Monitore seu uso do celular

A melhor maneira de descobrir se você está viciado em usar o celular é por conta própria. Verifique quanto tempo você passa usando o celular cada dia e para que tarefas usa o telefone.

Pense em alternativas

Quando tiver percebido que precisa se afastar do celular, pense em outras maneiras de fazer coisas que normalmente faria com o aparelho. Se você joga demais, encontre outros hobbies. Se está sempre batendo papo na internet, experimente sair mais com seus amigos.

Aplicativos de restrição ou monitoramento

Se quiser ficar de olho na maneira como uma pessoa querida usa o celular, ou restringir o seu uso, poderá utilizar um dos muitos aplicativos de monitoramento disponíveis na internet.

Compre um celular básico

Se descobrir que não consegue encontrar uma saída, o último recurso pode ser se livrar do smartphone e comprar um celular básico, que só permita fazer ligações e enviar mensagens de texto.

Esperamos que você perceba que o uso indevido do celular é um problema real, com o qual é necessário lidar. Por favor, compartilhe sugestões ou experiências que teve com o uso impróprio do celular na seção de comentários abaixo.